Cuidados com a pele
Cosméticos com vitamina C: revitalize sua pele
A vitamina C, amplamente usada no combate de gripes e resfriados, pode te ajudar a ficar com a pele mais bonita e saudável. Utilizada como cosmético ela tem a função de destruir os radicais livres, retardando o envelhecimento. Estudos recentes comprovaram que a vitamina C tem o poder de estimular a síntese do colágeno, auxiliando no sustento da pele, reduzindo linhas de expressão e rugas.
Sem sombra de dúvida, a vitamina C proveniente da alimentação tem papel importantíssimo na prevenção do envelhecimento da pele e, por isso, o consumo de alimentos como as frutas cítricas, morango, kiwi, acerola, brócolis, rúcula, abacaxi, cajú, goiaba, papaia, maçã, pera batata doce, tomate, entre outros, devem fazer parte da sua rotina. No entanto, a vitamina C aplicada diretamente na pele proporciona uma concentração até vinte vezes maior do que a proveniente da alimentação, conseguindo assim potencializar a produção de colágeno, o que auxilia a regeneração da célula, protege e ainda pode amenizar possíveis manchas.
Benefícios para pele
Por ser um poderoso antioxidante o princípio ativo melhora as defesas da pele e fortalece também a imunidade. Além disso, ela pode auxiliar na hidratação da pele garantindo uma melhoria no tônus de seu rosto. Outro benefício da aplicação direta da vitamina C na pele está em promover um efeito clareador, podendo ser uma opção no tratamento de peles manchadas. Especialistas revelam que o uso da vitamina C pode auxiliar a distribuição das células responsáveis pela pigmentação (melanócitos), podendo ser uma opção para àqueles que não podem realizar outro tipo de tratamento para redução de manchas.
Cuidados necessários
Por se tratar de um ativo vulnerável, a vitamina C precisa ser manipulada com muito cuidado. Tanto a versão manipulada, quando a industrializada deve ser vetada corretamente de forma a evitar a entrada de ar. Caso ocorra a oxidação, o efeito almejado não será atingido e a pele pode até ser prejudicada. O mercado oferece diversas opções: embalagens com válvulas, normais e até em cremes. Cabe ressaltar que somente o seu dermatologista poderá indicar o melhor uso para sua pele.