Cólica menstrual o que fazer
Cólica menstrual, cientificamente conhecida como dismenorreia, é muito comum nas mulheres nos períodos que antecedem a menstruação ou durante o período menstrual. Trata-se de uma dor pélvica causada pela contração do útero que faz liberar o endométrio – camada interna que serve para nutrir o embrião – quando o óvulo não é fecundado. Elas são classificadas em “primária” e “secundária”, sendo a primária causada pela substância que faz o útero contrair (prostaglandina) e, a secundária, ocasionada por complicações patológicas como tumores, miomas, endometriose entre outras.
A cólica primária é a mais comum e pode causar enjoos, diarreia, desmaios, dores de cabeça e etc. Dados estatísticos mostram que cerca de 70% das mulheres em idade reprodutiva sofrem desse desconforto ao menos uma vez na vida. No entanto, quem tem cólicas menstruais do tipo primária – a mais comum – pode lançar mão de algumas medidas que, segundo especialistas, podem aliviar significativamente o incômodo. Confira a seguir!
Dicas para aliviar a cólica menstrual
- Beba bastante água;
- Faça exercícios aeróbicos moderados;
- Faça uma compressa com água quente e posicione-a em seu abdômen;
- Beba um xá de camomila ou de menta quente.
Além das dicas acima, uma outra é conversar com seu ginecologista sobre a possibilidade de se ingerir um anticoncepcional, já que esse tipo de medicamento atrofia o endométrio – local onde é produzida a prostaglandina, que é a substância que faz o útero contrair, o que provoca a cólica menstrual.
Remédios que podem aliviar a cólica menstrual
Entre os medicamentos mais utilizados para aliviar o desconforto das cólicas menstruais estão o paracetamol que age especificamente sobre a dor.
Outro bem comum é o Atroveran que promete agir sobre as causas da cólica. Além desse, a Boehringer Ingelheim lança um novo medicamento para o tratamento da cólica. Trata-se do Buscofem apresentado em cápsulas de gel que, por ser líquido, proporciona uma ação mais rápida.
Consulte um ginecologista
É importante estabelecer um diagnóstico entre os dois tipos de cólica apresentados: primária e secundária. Isso ajudará a definir o melhor procedimento a ser feito, evitando que você retarde um tratamento mais específico, caso a sua situação requeira.
Vale lembrar que este artigo é de caráter informativo e não substitui uma consulta a um especialista.
Se este artigo te ajudou, indique-o a uma amiga!
Leia mais em https://www.belezadodia.com/colica-menstrual-o-que-fazer#ixzz2W6oMk4QB